Acordo de agregação a rede municipal de Centros de Inovação

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável firmou uma parceria pioneira ao agregar a rede de Centros de Inovação da ACATE – Associação Catarinense de Tecnologia, na Grande Florianópolis a rede estadual de Centros de Inovação. O acordo visa fomentar o desenvolvimento econômico por meio de startups. Assim, em sinergia, o governo trabalha para transformar Santa Catarina no Estado mais inovador do mundo.

Desse modo, a grande Florianópolis se integra à rede de Centros de Inovação do estado de Santa Catarina, com os 4 centros de Florianópolis e 1 de São José, se conectando e atuando em sinergia com os demais centros. Os Centros de Inovação são: ACATE CIA Primavera, CIA Downtown, CIA Sapiens e SOHO, localizado na região continental, além do Centro de Inovação ACATE São José.

Destes, os 4 centros de Florianópolis pertencem a Rede de Inovação Florianópolis, uma iniciativa pioneira no país onde quatro centros de inovação foram credenciados à Rede com o objetivo de estimular a cultura de inovação e empreendedorismo, ativar o ecossistema de inovação e gerar e escalar negócios inovadores no município de Florianópolis.

Os habitats de inovação que integram a Rede Municipal de Centros de Inovação de Florianópolis têm como finalidade cumprir funções essenciais estabelecidas nas políticas municipal e estadual de inovação, tais como, capacitação em CT&I (ciência, tecnologia e inovação), eventos e maratonas de tecnologia e inovação, aumento no acesso a investidores e atração de negócios para a cidade. Os 4 centros credenciados também se conectam e atuam em sinergia com os 13 Centros de Inovação em fase de implantação pelo Estado de Santa Catarina, localizados em diferentes municípios.

Recém inaugurado Centro de Inovação São José – ACATE São José. Foto: Divulgação ACATE.