Skip to content
FAPESC

Conheça as oportunidades de fomento à ciência, tecnologia e inovação fornecidas pela FAPESC

As Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), como a FAPESC, se caracterizam como uma categoria específica de fundação, que viabilizam recursos para a pesquisa em ciência, tecnologia e inovação. As Fundações estão ligadas aos seus respectivos governos estaduais com importante papel nas políticas de ciência e tecnologia dos estados.

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) é o órgão do governo estadual que repassa recursos públicos para a execução de atividades de pesquisa, inovação, capacitação de recursos humanos e difusão de conhecimentos (por meio de eventos, livros, etc.). O apoio financeiro é dado geralmente por meio de editais de chamadas públicas, e excepcionalmente por demanda espontânea. A FAPESC possui diversas parcerias para suplementação ou repasse de recursos com a CAPES, CNPq, FINEP e Ministério da Saúde. 

Conheça os editais de fomento que estão abertos para submissão de propostas. 

A seguir são descritos os programas de fomento fornecidos pela FAPESC. 

Programas de inovação

A FAPESC possui como programas de inovação o Sinapse da Inovação, que possui o objetivo de concretizar as boas ideias geradas por estudantes, pesquisadores, professores e profissionais dos diferentes setores do conhecimento e econômicos, transformando-as em negócios de sucesso.

Outro programa é o TECNOVA, que investe em micro e pequenas empresas de Santa Catarina para aumentar sua competitividade.

Por fim, o Talento Inovador, apoia o desenvolvimento de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para o aumento da competitividade das empresas catarinenses.

Saiba mais em: http://www.fapesc.sc.gov.br/inovacao/ 

Programas de Pesquisa

Quanto à pesquisa a FAPESC possui o programa Universal, que atende todas as áreas do conhecimento. Podem participar mestres e doutores residentes em Santa Catarina e vinculados a alguma instituição de ensino ou pesquisa, pública ou privada sem fins lucrativos, com sede no estado. 

Por sua vez, o Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS) descentraliza recursos destinados para pesquisa em saúde. Assim, contribui para resolução dos problemas de saúde e para o fortalecimento da gestão do SUS.

O Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) são redes de pesquisa em áreas estratégicas, que articulam os melhores grupos de pesquisa do país. Já o Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (PRONEX) apoia grupos consolidados de pesquisadores de diferentes instituições, que realizam estudos na mesma área. O Programa de Apoio a Núcleos Emergentes (PRONEM) apoia pesquisadores que tenham destaque na sua área de conhecimento, mas ainda não atingiram nível de excelência.

O Programa Primeiros Projetos de Pesquisa (PPP) para Jovem Pesquisador tem o objetivo de incentivar a formação de novos grupos de pesquisa em instituições catarinenses de ensino e pesquisa. O PAP UDESC, Programa de Apoio à Pesquisa, auxilia grupos de pesquisa, cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisas do Brasil do CNPq, dos diversos campi da UDESC.

O programa Carvão Mineral apoia programas e projetos estratégicos, que visem a implantação de estrutura física e desenvolvimento de atividades de pesquisa científica e tecnológica relacionadas ao uso do carvão mineral catarinense.

Saiba mais em: http://www.fapesc.sc.gov.br/pesquisa/

Programas de recursos humanos

O Programa Entra21-Blusoft (Polo Tecnológico de Informação e Comunicação da Região de Blumenau) visa preparar o jovem para o mercado de trabalho através do treinamento em tecnologia da informação. 

Além disso, a FAPESC concede bolsas de estudo em nível de mestrado e doutorado. 

Saiba mais em: http://www.fapesc.sc.gov.br/recursos-humanos/

Apoio à difusão do conhecimento relacionado à ciência, tecnologia e inovação 

Além desses programas, a FAPESC possui ações de difusão, que correspondem a apoio para eventos em C,T&I chamada Proeventos realizados em Santa Catarina. Apoia também publicações de livros ou revistas, de natureza científica ou tecnológica, em várias áreas do conhecimento. Por fim, há o programa Comunicação Social e Jornalismo Científico. Este programa, apoia à produção de notícias, divulgação de reportagens e artigos sobre pesquisas e ações institucionais. 

Saiba mais em: http://www.fapesc.sc.gov.br/difusao/

Back To Top