DCTI presente no Planalto Norte: inovação e desenvolvimento regional em pauta

A DCTI da SDE-SC marcou presença no Encontro Regional Pela Inovação – Movimento Inova Planalto, em Rio Negrinho, no último dia 11. A entidade esteve representada pelo diretor, Moris Kohl. O evento foi promovido pelos municípios de Rio Negrinho, Campo Alegre e São Bento do Sul, buscando sensibilizar o ecossistema regional para o Pacto pela Inovação do Planalto Norte de Santa Catarina.

Os principais temas debatidos no evento foram  a política de inovação de Santa Catarina, a aliança entre os três Prefeitos da microrregião e o chamamento para novos parceiros, a ser feito pelos representantes das Empresas e das instituições de Ciência e Tecnologia já engajados no Movimento.

“É um evento que vai ao encontro da missão do Pacto Catarinense pela Inovação. Parabenizamos os envolvidos, em especial os prefeitos, pelo ato histórico em comum acordo pela inovação”

Diretor da DCTI, Moris Kohl

“A inovação é nossa mola propulsora para o desenvolvimento e que será fundamental nesta retomada econômica, após a pandemia. Nosso objetivo é fomentar a inovação em todas as regiões, por meio de núcleos, para assim, fortalecer o ecossistema inovador de Santa Catarina, já referência no país. O Planalto Norte está dando este importante passo que contribuiu com o desenvolvimento do Estado”

Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon

Este foi o primeiro encontro regional pela inovação realizado no Planalto Norte, realizado a partir do movimento Inova Planalto, um grupo de pessoas e instituições locais com a bandeira coletiva da inovação. Estiveram presentes a prefeita de Campo Alegre, Alice Grosskopf, o prefeito de São Bento do Sul, Antonio Tomazini, e o vice-prefeito de Rio Negrinho, Pablo Ribeiro, representando o prefeito Caio Treml, Todos assinaram a “Carta dos Prefeitos pela Inovação da Microrregião Norte”, que formaliza a aliança pelo desenvolvimento através da ciência, tecnologia e informação em relação ao poder público, como a criação da Lei Municipal de Inovação, a ser construída coletivamente.

O evento contou também com participação da deputada estadual Ana Paula da Silva (Paulinha), do presidente da Fundação Amparo à Pesquisa e Inovação de SC – FAPESC, Fábio Zabot, do vice-presidente da Região Norte da FECOMÉRCIO, Herton Scherer, e do diretor de ensino da UDESC, professor Délcio Pereira

*com informações da prefeitura de Rio Negrinho e de São Bento do Sul