Inscrições para Jornada de Inovação Social para as equipes dos CIs terminam dia 28

Encerram-se no próximo dia 28 as inscrições para integrantes dos integrantes dos Centros de Inovação (CIs) da Rede Catarinense interessados em participar da Jornada Formativa de Capacitação para agentes dos Ecossistemas de Inovação Social nas regiões catarinenses. O objetivo desta ação é a formação, a sensibilização e o engajamento de equipes, bem como o fortalecimento dos ecossistemas locais e regionais de Inovação Social.

A Jornada Formativa é uma das ações do projeto Inovação Social na Rede Catarinense de Centros de Inovação promovido em parceria pelo Observatório de Inovação Social de Florianópolis (OBISF), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), junto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) do estado de Santa Catarina, sendo financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e pela UDESC.

As atividades relativas da Jornada ocorrerão na modalidade online, entre fevereiro e outubro de 2022, quinzenalmente, às quintas-feiras. O formato e a metodologia da capacitação buscam fomentar um processo de aprendizagem coletiva e colaborativa, aliando formação e apoio às equipes dos CIs. O objetivo é capacitá-las para que possam reconhecer as redes nos Ecossistemas de Inovação Social e, ao mesmo tempo, promover projetos de inovação social nas cidades e territórios em que atuam, em resposta às demandas locais e em parceria com os atores mapeados.

A metodologia foi desenvolvida e validada pelo Observatório de Inovação Social de Florianópolis, projeto que articula pesquisa, extensão e ensino e é colocado em prática por meio de uma plataforma digital colaborativa gerida por dois Grupos de Pesquisa da UDESC/ESAG, Núcleo de Pesquisa e Extensão em Inovações Sociais na Esfera Pública (NISP) e Grupo de Pesquisa Strategos.

Como resultado do projeto em âmbito estadual, é esperada a constituição do Observatório Catarinense de Inovação Social, que desde a fase piloto, atuará como um hub de conexão, articulação, apoio e acompanhamento dos atores que compõem o Ecossistema de Inovação Social nas diferentes cidades dos CIs; haja vista que a rede, é um ativo fundamental para o desenvolvimento de nosso estado, sobretudo em um momento de crise pós-pandemia.

Leia o edital completo

Dúvidas? Assista à live