O Ecossistema de Inovação de Santa Catarina
Santa Catarina
é um estado empreendedor que se destaca pela geração de negócios inovadores. Isso só é possível devido ao forte ecossistema de inovação catarinense, constituído de diversos habitats de inovação, fundos de investimento, universidades de ponta, instituições de apoio e fomento, leis e programas de incentivo à tecnologia e inovação. Este ecossistema proporciona um ambiente fértil para o desenvolvimento de ideias inovadoras.

O ecossistema de inovação
é formado por uma comunidade de atores que interagem em ambientes complexos, alinhados a uma visão compartilhada, em busca da inovação no território. Desta forma, o Governo do Estado vem investindo em um conjunto de iniciativas para elevar Santa Catarina no cenário internacional, posicionando nosso estado como uma economia mais moderna e eficiente. Uma delas – cerne desta página – é a Rede Catarinense de Centros de Inovação, projetada para reunir os elementos propulsores de um ecossistema saudável: ideias, talento e capital.
O Ecossistema de Inovação de Santa Catarina
O mapa do ecossistema está organizado por camadas de atores agrupados em seis hélices. Assim, é possível para o usuário selecionar hélices específicas ou visualizar o mapa completo. Ao clicar em um ator no mapa são apresentadas as seguintes informações: nome do ator, descrição, categoria, endereço e quando disponível, link de contato.As seis hélices são apresentadas a seguir.
Os atores do Ecossistema
Ator de Habitats de Inovação
Geram os espaços propícios para que a inovação e o empreendedorismo ocorram. Os habitats promovem ambiente para o compartilhamento de conhecimento e aproximação dos atores do ecossistema de forma a maximizar os resultados e diminuir os riscos dos empreendedores. Os habitats de inovação são: cidades e suas diferentes tipologias; distritos e suas diferentes tipologias; parques e suas diferentes tipologias; centros de inovação; pré-incubadora; incubadora; aceleradora; coworking; núcleos de inovação tecnológica; makerspaces; living lab e hub de inovação.

Ator Conhecimento
São responsáveis por formar pessoas, os chamados talentos. Possibilitam o desenvolvimento de novas pesquisas, construção de novos conhecimentos e, criação de novas tecnologias. Exemplos: instituições de ensino superior, instituições que ofertam cursos relacionados à inovação, etc.

Ator de Fomento
Fornecem recursos reembolsáveis e não reembolsáveis para fomentar a inovação e permitem o acesso necessário ao capital para o desenvolvimento e crescimento do empreendedorismo e da inovação. São bancos, fundações de amparo e investidores privados (anjos, semente ou de risco).

Ator Público
Promovem programas, regulamentos, políticas e incentivos. O ambiente regulatório permite a adoção de políticas públicas eficientes. Os atores públicos estão em âmbito federal, estadual e municipal.

Ator Empresarial
Organizações que convertem ideias, planos e modelos de negócios em novos produtos, serviços, processos e, finalmente, em empresas. Estão entre startups, micro, pequenas, médias e grandes empresas.

Ator Institucional
São organizações públicas ou privadas e independentes que atuam com inovação e representam demais atores ou classes de atores. Exemplos: FIESC, SEBRAE-SC, Associações, Entidades de Classe. .
