skip to Main Content

Inspire
Programa Catarinense
de Inovação Social

Estimular a inovação vem sendo difundido mundo afora como uma estratégia para a resolução de problemas sociais, ambientais e desafios coletivos. Em Santa Catarina, a inovação não diz respeito apenas a softwares, robôs ou grandes laboratórios de pesquisa – contando com uma Rede de Centros de Inovação e diversos ambientes promotores de CTI por todo o território, estamos em direção a um desenvolvimento econômico mais inteligente, e, a partir de agora, mais inclusivo.

Inovação e Inovação Social

O Programa Catarinense de Inovação Social – Inspire é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDE, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – Fapesc e a Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc por meio do Núcleo de Inovações Sociais na Esfera Pública – NISP e conta com projetos que contemplam formação, pesquisa e fomento para inovação social.

Desde o início de 2022, estão sendo realizadas formações para desenvolvimento de projetos de inovação social e de mapeamento de seu ecossistema. Os encontros são conduzidos pela equipe da UDESC e contam com convidados e cases daqui e de outras regiões.

A partir do Observatório de Inovação Social de Florianópolis, desenvolvido por pesquisadores da UDESC, e das formações com as equipes dos Centros de Inovação, será elaborado o Observatório Catarinense de Inovação Social. Um mapeamento vivo de todas instituições e projetos inovadores na resolução de desafios e problemas socioambientais. Será um local para conhecer e promover a conexão desses empreendimentos com outros atores.

Já estão previstos editais e chamadas públicas para fomento de projetos inovadores com a temática do programa. Será um momento de grande incentivo para a inovação social em Santa Catarina, sendo mais uma vez pioneira em políticas de estímulo e incentivo à inovação. Em breve divulgaremos maiores informações aqui.

ODS

A partir do Programa Inspire serão lançadas chamadas públicas para apresentação de projetos que respondam aos desafios socioambientais de forma inovadora e que estejam alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Além das chamadas, estão no escopo a realização de formações com as equipes dos Centros de Inovação e a constituição do Observatório Catarinense de Inovação Social, um mapeamento vivo das instituições e projetos que ficará à disposição de todos no portal da Rede, iniciativa inédita no país!

O impulso para um desenvolvimento sustentável!

Desenvolver um ecossistema é conectar as pessoas. E, para que essa conexão aconteça precisamos reduzir todos os tipos de barreiras que existem entre as pessoas, incluindo as de oportunidades.

A Inovação Social é um processo de transformação social que exige o engajamento de diferentes atores em torno das consequências produzidas pelos problemas públicos, com o objetivo de co-criar soluções para promover situações sociais desejáveis ou combater efeitos indesejáveis.

Back To Top