Skip to content

Pacto pela Inovação de Santa Catarina fortalece ecossistema de inovação e empreendedorismo

O Pacto pela Inovação se constitui como um conjunto de ações estratégicas definidas de forma alinhada entre as entidades do ecossistema, cada uma delas focando em seu próprio público-alvo, mas contribuindo para o fortalecimento e solução das principais defasagens do ecossistema de empreendedorismo e inovação. Ele representa, também, uma estratégia mais coerente com a nova realidade, onde o papel do Estado deixa de ser o de mero financiador – muitas vezes de projetos pouco planejados e pouco convergentes – para ser, antes de tudo, o de grande orquestrador da visão de futuro almejada (SANTA CATARINA, 2017).

A iniciativa apresentada em outubro de 2017 reforça a necessidade dos investimentos em ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo pois as economias baseadas em conhecimento despontam tanto em termos de educação quanto de competitividade. A ideia que originou o Pacto surgiu do entendimento de que há diversas entidades desenvolvendo políticas ou serviços para a inovação, mas há pouca conexão entre elas e pouca convergência entre as ações. Assim, o investimento no ecossistema e na rede se torna mais importante do que investir em empresas ou organizações individualmente pois, uma vez que os ecossistemas estão fortalecidos, os negócios frutificam naturalmente.

Os participantes do movimento acreditam que o empreendedorismo e a inovação são o caminho para o novo desenvolvimento e que o caminho para a construção de um estado inovador é o desenvolvimento de um ecossistema forte e hiperconectado. Assim, o Pacto tem como missão unir governo, universidades, instituições de apoio, empresas e canais de comunicação em um movimento para alavancar Santa Catarina como uma economia do conhecimento e da inovação, e a visão de transformar o perfil da economia catarinense até 2030 por meio da tecnologia e inovação transformando Santa Catarina em um dos estados mais inovadores do mundo.
Até o momento:

  • 4 grupos de trabalho 
  • 41 entidades pactuadas 
  • 239 ações pactuadas

SANTA CATARINA, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável. Guia de Implantação dos Centros de Inovação: Livro I- conceito e fundamentos / Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável -Florianópolis: SDS, 2017.

Back To Top