Rede Catarinense de Centros de Inovação
A Iniciativa
A Rede Catarinense de Centros de Inovação é uma iniciativa que integra o Programa Catarinense de Inovação (PCI), fomentado pelo Governo do Estado, por meio da Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovações vinculada a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável.

Histórico
Desde 2015, o Estado de Santa Catarina vem trabalhando na implantação da rede. Inicialmente foram selecionados os seguintes municípios para compô-la: Florianópolis, Joinville, Itajaí, Brusque, Blumenau, Chapecó, Joaçaba, São Bento do Sul, Criciúma, Rio do Sul, Tubarão, Jaraguá do Sul e Lages. No entanto, a partir deste movimento, outros municípios articularam seus ecossistemas locais para também ingressar na rede.
Por que atuar em Rede?
Para ampliar o acesso a recursos, talentos e oportunidades de cada Centro por meio da colaboração e compartilhamento, e para criar eficiência e reduzir custos de operação.
Composição da Rede
A Rede é composta por processos de interação entre os Centros de Inovação e demais habitats de inovação de Santa Catarina. Ou, mais especificamente, entre as pessoas que atuam nesses ambientes.
Gestão da Rede
O conceito de Rede implica multiliderança. Como proponente da iniciativa, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, faz a gestão da plataforma sobre a qual a Rede atua. O Governo conduz, organiza e provoca iniciativas específicas que gerem conexão, colaboração, crescimento coletivo, ganhos mútuos, impacto social e inovação.

Faça parte da Rede!
As entidades catarinenses podem solicitar o ingresso na Rede de Centros de Inovação a qualquer momento. No entanto, os requisitos básicos para o pedido estão contidos no Documento de Credenciamento a Rede de Centros de Inovação de Santa Catarina. E o credenciamento deve ser realizado pelo representante local do ecossistema e ligado ao Centro de Inovação da região.